Palestra da noite do dia 20/11: Políticas Públicas para a Formação de Professores - Novas Diretrizes, Velhos Tempos.
A professora Glaura Paroneto esteve presente e trouxe alguns comentários:
"Foi muito interessante a palestra de hoje, organizada pelo curso de Pedagogia. A Professora Mestre Geovana Ferreira Melo, da UFU, falou sobre “políticas públicas para a formação de professores - novas diretrizes, velhos tempos".
Em sua fala, a palestrante apresentou uma evolução histórica sobre as políticas públicas brasileira, a partir da década de 80, até hoje, vislumbradas por meio da legislação, em especial, a LDB 9394/96 .Nessa evolução ela mostrou os pontos e contrapontos da 'problemática educação', e da falta de identidade que até hoje, a Pedagogia se encontra.
Enfatizou o Parecer 009/2001 que estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores. Aponta como concepção de professor presente nos documentos legais, que na prática, ele seja capaz de resolver os problemas cotidianos; seja crítico; criativo, investigativo. Porém na realidade, isso esbarra com o processo cartorial do Sistema.
Uma grande polêmica está estabelecida na sociedade intelectual, por conta desses conflitos e dicotomia entre a teoria e a prática.
Mas, a verdade é que o momento é de mudança. Busca-se superar a fragmentação dos currículos a favor da interdisciplinaridade. Pretende-se que a formação de professores constitua-se numa área de conhecimento, de investigação e intervenção profissional a favor do ensino, da aprendizagem e da escola, a favor dos cidadãos. Formar professores na dimensão científica, cultural, humana, política e ética."
Quem quiser saber mais ou quem perdeu e quiser ficar um pouco por dentro, tem um trabalho que a professora Geovanna apresentou no encontro da Anped que disponinilizamos aqui: Formar Professores: Para Que? Para Quem?
A professora Glaura Paroneto esteve presente e trouxe alguns comentários:
"Foi muito interessante a palestra de hoje, organizada pelo curso de Pedagogia. A Professora Mestre Geovana Ferreira Melo, da UFU, falou sobre “políticas públicas para a formação de professores - novas diretrizes, velhos tempos".
Em sua fala, a palestrante apresentou uma evolução histórica sobre as políticas públicas brasileira, a partir da década de 80, até hoje, vislumbradas por meio da legislação, em especial, a LDB 9394/96 .Nessa evolução ela mostrou os pontos e contrapontos da 'problemática educação', e da falta de identidade que até hoje, a Pedagogia se encontra.
Enfatizou o Parecer 009/2001 que estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores. Aponta como concepção de professor presente nos documentos legais, que na prática, ele seja capaz de resolver os problemas cotidianos; seja crítico; criativo, investigativo. Porém na realidade, isso esbarra com o processo cartorial do Sistema.
Uma grande polêmica está estabelecida na sociedade intelectual, por conta desses conflitos e dicotomia entre a teoria e a prática.
Mas, a verdade é que o momento é de mudança. Busca-se superar a fragmentação dos currículos a favor da interdisciplinaridade. Pretende-se que a formação de professores constitua-se numa área de conhecimento, de investigação e intervenção profissional a favor do ensino, da aprendizagem e da escola, a favor dos cidadãos. Formar professores na dimensão científica, cultural, humana, política e ética."
Quem quiser saber mais ou quem perdeu e quiser ficar um pouco por dentro, tem um trabalho que a professora Geovanna apresentou no encontro da Anped que disponinilizamos aqui: Formar Professores: Para Que? Para Quem?
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home