Minicurso: Inclusão na Matemática: Aprendendo a fazer a inclusão de surdos em Matemática
Ministrantes: Eleni de Oliveira, Simone Ribeiro e Marcelo dos Santos Soares
Ementa: Ao final do minicurso as pessoa inscritas saberão reconhecer e lidar com um deficiente auditivo no ensino de Matemática. Em nosso minicurso mostraremos algumas possibilidades de trabalho com os alunos surdos. Pois hoje já podemos ver que eles estão na nossa sociedade e faz parte do nosso cotidiano, e então como educadores temos que nos preparar e estar recebendo eles em nossas salas de aulas. Iremos também falar um pouco da história dos surdos para que as pessoas possam compreender um pouco mais sobre esse assunto, mostraremos também como é a escrita dos surdos que é um pouco diferente da nossa. Com esse intuito também iremos mostrar o nosso trabalho realizado aqui dentro da nossa instituição, que vem ocorrendo à quatro anos no curso de Matemática, e mostrar para as demais pessoas que é possível poder trabalhar com a inclusão, basta ter iniciativa e nos deixar levar pelo "Dom de Educar" . Para podermos mostrar como é difícil a comunicação com o deficiente auditivo utilizaremos uma brincadeira interessante, onde pediremos que as pessoas se comuniquem através de gestos explicando algum conteúdo, e a outra tentará entender essa explicação. E trabalharemos também alguns sinais de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais).FACION, José Raimundo Inclusão escolar e suas implicações ed. Ibpex – 2005. PICCHI, Magali Bussab Parceiros da inclusão escolar ed. Arte e Ciência – 2002 Bibliografia indicada: PICCHI, Magali Bussab Parceiros da inclusão escolar ed. Arte e Ciência – 2002. A autora Eleni de Oliveira Ramos é aluna do 4º ano (último período) do Curso de Matemática – Licenciatura Plena da Universidade de Uberaba, com experiência de um ano em LIBRAS, companheira de sala de um colega surdo, onde, participei diretamente de sua adaptação e inclusão ao curso e a turma, me proporcionando ainda, ajudar outros alunos da instituição com o mesmo problema.
Ministrantes: Eleni de Oliveira, Simone Ribeiro e Marcelo dos Santos Soares
Ementa: Ao final do minicurso as pessoa inscritas saberão reconhecer e lidar com um deficiente auditivo no ensino de Matemática. Em nosso minicurso mostraremos algumas possibilidades de trabalho com os alunos surdos. Pois hoje já podemos ver que eles estão na nossa sociedade e faz parte do nosso cotidiano, e então como educadores temos que nos preparar e estar recebendo eles em nossas salas de aulas. Iremos também falar um pouco da história dos surdos para que as pessoas possam compreender um pouco mais sobre esse assunto, mostraremos também como é a escrita dos surdos que é um pouco diferente da nossa. Com esse intuito também iremos mostrar o nosso trabalho realizado aqui dentro da nossa instituição, que vem ocorrendo à quatro anos no curso de Matemática, e mostrar para as demais pessoas que é possível poder trabalhar com a inclusão, basta ter iniciativa e nos deixar levar pelo "Dom de Educar" . Para podermos mostrar como é difícil a comunicação com o deficiente auditivo utilizaremos uma brincadeira interessante, onde pediremos que as pessoas se comuniquem através de gestos explicando algum conteúdo, e a outra tentará entender essa explicação. E trabalharemos também alguns sinais de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais).FACION, José Raimundo Inclusão escolar e suas implicações ed. Ibpex – 2005. PICCHI, Magali Bussab Parceiros da inclusão escolar ed. Arte e Ciência – 2002 Bibliografia indicada: PICCHI, Magali Bussab Parceiros da inclusão escolar ed. Arte e Ciência – 2002. A autora Eleni de Oliveira Ramos é aluna do 4º ano (último período) do Curso de Matemática – Licenciatura Plena da Universidade de Uberaba, com experiência de um ano em LIBRAS, companheira de sala de um colega surdo, onde, participei diretamente de sua adaptação e inclusão ao curso e a turma, me proporcionando ainda, ajudar outros alunos da instituição com o mesmo problema.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home