Minicurso: Memórias da História: Conhecer para Preservar Educação Patrimonial
Ministrantes: Wanderson Raposa Ferreira
Ementa: Neste minicurso apresentaremos e discutiremos alguns pontos referentes à questão da Educação Patrimonial. Nosso objeto de análise é o patrimônio material e imaterial de Uberaba, em vista de numa abordagem problematizadora de patrimônio e história regional. Pretende-se trazer conhecimentos e perspectivas de trabalho de Educação Patrimonial, para formação de identidade e valorização do patrimônio, a serem implementadas junto a alunos de Ensino Fundamental e Médio. A história de Uberaba, que até então era conhecida sob o viés dos memorialistas, vem sendo revista em suas várias nuances, revelando diferentes aspectos da cultura popular, cotidiano, modos de fazer e sentir do povo uberabense. Desta forma, trilhando as novas obras e abordagens sobre a viva trajetória de Uberaba, tendo em vista a formação cidadã e consciente do povo, torna-se necessária à discussão de patrimônio, memória e história, para conhecermos e construirmos novas histórias. Com isso, objetivamos: conceituar patrimônio cultural; conhecer a história e atuação das políticas públicas de patrimônio cultural; identificar o patrimônio cultural de Uberaba; apontar possibilidades de educação patrimonial. Buscaremos articular, sob o prisma teórico da História Cultural, embasando-se nos conceitos de representação, apropriação e prática de Roger Chartier, as seguintes fontes: crônicas de memorialistas, artigos de jornais, documentos oficiais, mapas, plantas cartográficas e imagens. Mini-curso preeletivo-dialogado, exposição/utilização de recursos textual e áudio-visual, finalizando com dinâmica. Em vista de nosso objetivo apresentaremos os seguintes conceitos: memória, identidade, cultura, bem cultural, patrimônio cultural, preservação, conservação, restauração, intervenção, inventário e tombamento. No segundo momento, será exposta a trajetória da proteção do patrimônio cultural no país, no estado de Minas Gerais e em Uberaba: IPHAN, IEPHA/MG, CONPHAU. Logo após refletiremos sobre o patrimônio e suas implicações políticas, sociais e culturais, sua atuação e perspectivas. Por fim, desenvolveremos uma dinâmica de análise de imagens de Uberaba seguida de socialização e avaliação e conclusão do minicurso.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home