Minicurso: Gerenciamento de resíduos químicos em Instituições de ensino
Ministrantes: Marcia N Portes
Ementa:Os Institutos e Departamentos de Química das Universidades, laboratórios de escolas técnicas e escolas de ensino fundamental utilizam produtos químicos em suas aulas práticas, que ao longo de muitos anos, tornam-se um problema, tendo em vista que não há um programa de gestão relacionado ao tratamento e à disposição final dos resíduos gerados em seus laboratórios.
Esses resíduos diferenciam-se daqueles gerados em unidades industriais por apresentarem baixo volume, mas grande diversidade de composições, o que dificulta a tarefa de estabelecer um tratamento químico e/ou uma disposição final padrão para todos. Na maioria dos casos os resíduos são estocados de forma inadequada e ficam aguardando um destino final, isso quando são estocados. Ou ainda, são descartados na pia do laboratório, já que a maioria das instituições brasileiras de ensino não tem uma política institucional clara que permita um tratamento global do problema.
As Universidades brasileiras, que realizam pesquisas nas áreas da Química e de ciências afins, não podem ficar alheias às drásticas mudanças estruturais que vêm ocorrendo na legislação ambiental do nosso país. Apesar de diversas ações isoladas, essa questão precisa ser encarada coletivamente por toda a comunidade científica e pelos órgãos de fomento, dada sua relevância. Como formadores de mão-de-obra especializada, precisamos despertar a atenção dos nossos alunos de graduação e pós-graduação para essa questão e lhes fornecer as ferramentas básicas, que lhes permitam exercer suas atividades profissionais de forma "limpa".
Esse minicurso tem como objetivo conscientizar os profissionais (alunos, professores, químicos e pós-graduados) da nossa responsabilidade para com os rejeitos gerados em nossos laboratórios e salientar as etapas de implantação de um programa de gestão de materiais perigosos por parte das instituições de ensino baseando-se na missão intrínseca de educar com ética.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home