Minicurso: Instrumental: Ensino de Espanhol para Fins Específicos
Ministrantes: Maria das Graças Machado Vieira e Gustavo Grizzutti
Ementa: O ensino de língua estrangeira para fins específicos visa capacitar o aluno a ler e compreender o essencial para o desempenho de determinada atividade. Não há, até hoje, um material destinado ao ensino de espanhol instrumental, os modelos metodológicos que existem estão fundamentados, em sua maioria, nos resultados de mais de vinte anos de pesquisas, inseridas, principalmente, no campo de ensino da língua inglesa. Para tanto, o objetivo do presente mini-curso advém do trabalho da leitura com textos em espanhol visando à interpretação e compreensão desses, com um enfoque específico naquilo a que se referem. Os autores que estudam essa temática focalizam as chamadas estratégias cognitivas utilizadas pelos falantes na produção e compreensão dos atos de fala de uma língua natural, colocando em discussão as definições dos termos estratégias, plano e tática, sugerindo que as estratégias como um procedimento para a solução de problemas de leituras, tendo em vista a interpretação, e considerando os conhecimentos de mundo do aluno dando-lhe subsídios sobre o assunto a ser lido propondo discussões. Mostraremos que o roteiro padrão para orientar a leitura do aluno poderá acontecer pela reflexão sobre os aspectos gerais do texto, formulando hipóteses em relação ao seu conteúdo, assinalando em termos claros a sua compreensão, ou relacionando palavras e co-referências com as informações principais do texto: "SKIMMING" ou fazer "SCANNING", leitura que objetiva procurar no texto determinadas informações, que poderão ser propostas pelo próprio professor. Espera-se que com as leituras, esses alunos formem para si vocabulários "potenciais" e estruturas da língua, possibilitando apreensão de significados na leitura. Portanto, para compreender o que lê, o aluno tem de adicionar aos textos outras informações provenientes do seu conhecimento prévio. Como metodologia será utilizada a explanação teórica que fundamenta o trabalho do professor, relatos de experiências e pressupostos metodológicos para a atuação desse docente. O componente de educação do professor de ESP no Brasil foi centrado em reflexão crítica oriunda da experiência – particularmente na preparação de materiais – e na interação com pares e interlocutores mais experientes. Assim, notamos a importância do professor em suas escolhas, assim como as estratégias de aprendizagem que visem facilitar a compreensão do aluno no protocolo verbal, possibilitando-o a chegar ao produto final, além de levar o aluno a desenvolver sua criticidade, conduzindo-o à percepção crítica do texto, aproveitando, também, o conhecimento de mundo do aluno, considerando-o como foco primordial de atenção dentro da sala de aula.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home