Minicurso: Jogos e Brincadeiras no Ensino da Matemática
Ministrantes: Ester Modesto, Tamarisa C Alves e Telma Franco de Melo
Ementa: A criança, desde seu nascimento, está inserida no mundo matemático. Nesse sentido, as crianças têm várias experiências com o universo matemático que lhes permitem fazer descobertas, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situar-se e localizar-se espacialmente. Entretanto, a continuidade da aprendizagem matemática não dispensa a intencionalidade e o planejamento. Outro ponto muito importante no ensino da matemática é o jogo, mas cabe lembrar que o seu uso como instrumento não significa, necessariamente, a realização de um trabalho matemático, pois a natureza do jogo é propiciar um trabalho com noções matemáticas. Portanto, o jogo torna-se uma estratégia didática quando as situações são planejadas visando a uma finalidade de aprendizagem, isto é, proporcionar à criança algum tipo de conhecimento. Sendo assim, esta oficina foi pensada, discutida e organizada dentro da sala de aula, com o intuito de levar aos professores e alunos que atuam na Educação Infantil, ou estão se preparando para tal. O que pretendemos com essa oficina é compartilhar maneiras que, no nosso entender, será um facilitador no ensino da matemática. No primeiro momento: faremos a acolhida dos participantes, isso será feito com uma dinâmica para descontração e a apresentação das ministrantes e dos participantes. No segundo momento: iniciaremos a oficina com a apresentação e a confecção do jogo da forca, diferenciado do jogo tradicional já conhecido, pois ele será composto de formas geométricas. Em seguida, montaremos um grande dado colorido para ser jogado com as crianças relacionando cores com quantidade numérica. Acreditamos que dessa forma possamos facilitar a construção e/ou abstração de formas, dimensões, cores, figuras geométricas etc. Trabalhando a lateralidade, coordenação motora, visual, percepção, exploração espacial, e de uma maneira agradável inserir-se no mundo dos números.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home