Minicurso: Sexualidade Infantil – Criança pergunta cada coisa: como educador pode tratar questões de sexualidade com os alunos
Ministrantes: Ivanice G SILva, Karla Beatriz Souza Lopes, Karine Contarin C Canteiro e Viviane I O Maia
Ementa: Mostrar que através do diálogo e brincadeiras podemos com naturalidade falar sobre sexualidade com a criança, propondo atividades que visem atender à curiosidade natural dos alunos e, ainda, ajuda-los no desenvolvimento de uma sexualidade sadia. Faremos algumas atividades com os professores que eles poderão estar desenvolvendo também com seus alunos. Considerando que o mundo onde as crianças vivem, se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis, diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões. Muitos são os temas pelos quais as crianças se interessam: pequenos animais, bichos de jardim, dinossauros, tempestades, tubarões, castelos, heróis, festas da cidade, programas de TV, notícias da atualidades, histórias de outros tempos, etc. As vivências sociais, as histórias, os modos de vida, os lugares e o mundo natural são para as crianças parte de um todo integrado. Considerando a curiosidade das crianças, ressaltamos a sexualidade. Afinal, o sexo faz parte da vida de todos, é fonte de prazer e é muito importante para nossa felicidade. Além disso, o aprendizado de valores como respeito, companheirismo e solidariedade, começa na infância. Para obter ajuda os pais, os educadores precisam estar devidamente preparados e, ao mesmo tempo, incluir a questão na proposta curricular e desenvolver atividades adequadas com os seus alunos. Conforme o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, que nos diz: movidas pelo interesse e pela curiosidade e confrontadas com as diversas respostas oferecidas por adultos, outras crianças e/ou por fontes de informação, como livros, notícias e reportagens de rádio e TV, etc., as crianças podem conhecer o mundo por meio da atividade física, afetiva e mental, construindo explicações subjetivas e individuais para os diferentes fenômenos e acontecimentos. (RCNEI 1998, p.169). Assim, a oficina será distribuída nas seguintes etapas: trabalhando a afetividade; construindo a auto-imagem; descobrindo a sexualidade; relacionando sexualidade e identidade pessoal e valorizando a linguagem corporal.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home