segunda-feira, dezembro 04, 2006

Minicurso: Transtornos Invasivos do Desenvolvimento – Espectro Autístico

Ministrantes: Adeliana R LIMA, Jandira B Carneiro, Jane Rose de Brito, Marinéia Fernandes e Valéria da Silva Monteiro

EmentaA APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Uberaba atende alunos com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (Autismo), dentre outras patologias.Há dois anos criou-se o grupo de estudo sobre o autismo um mecanismo encontrado pela equipe multiprofissional para embasamento teórico, discussões e alternativas para implantação e desenvolvimento desse atendimento.
O autismo é uma Síndrome (conjunto de sinais e sintomas) que pode ser causada por etiologias diversas, identificada através de comportamentos característicos que, em sua totalidade, constituem um quadro clínico bem definido com desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no uso da imaginação. Está presente desde idades muito precoces, tipicamente antes de três anos de idade.Citaremos algumas características presentes no autismo: Ausência de linguagem verbal, ou linguagem verbal pobre.Ecolalia imediata (repetição do que as outras pessoas acabaram de falar) ou ecolalia tardia (repetição do que as outras pessoas falaram há algum tempo, repetição de comerciais de TV, de falas de filmes ou novelas etc.).Hiperatividade, ou seja, constante agitação e movimento (ocorre em um grande número de crianças) ou extrema passividade (ocorre em um menor número de crianças).Contato visual deficiente, ou seja, a criança raramente olha nos olhos do professor, dos pais ou de outras crianças.Comunicação receptiva deficiente, ou seja, a criança apresenta grandes dificuldades em compreender o que lhe é dito, não obedece a ordens nem mesmo simples e muitas vezes não atende quando chamada pelo nome.Problemas de atenção e concentração.Ausência de interação social, ou seja, a criança não brinca com outras crianças, não procura consolo quando se machuca e parece ignorar os outros. Pode rir ou chorar, mas sempre dando a impressão e que isso diz respeito apenas a ela mesma.Mudanças de humor sem causa aparente.Usar adultos como ferramentas, como levar um adulto pela mão e colocar a mão do adulto na maçaneta da porta para que abra.Ausência de interesse por materiais ou atividades da sala de aula.
Interesse obsessivo por um determinado objeto ou tipo de objetos, por exemplo, a criança pode ter obsessão por cordões de sapatos, palitos de dente, tampinhas de refrigerante etc.O atendimento pedagógico da pessoa com espectro autístico requer uma estrutura muito bem preparada, desde o espaço físico até a equipe especializada.Entendemos que o papel do professor de um aluno com autismo é semelhante ao de um interprete transcultural: alguém que entende ambas as culturas e é capaz de traduzir suas expectativas e procedimentos, pois é ele quem realiza a inclusão do aluno no mundo escolar.Dessa forma para ensinar devemos entender muito bem sua cultura, o que nos diz através de seus comportamentos e atitudes.O objetivo fundamental da educação do autista é facilitar a comunicação com o mundo (meio social) e promover a independência para que chegue a idade adulta com maior autonomia.Nossas primeiras conquistas com os educandos autistas foram a socialização, afetividade, a imitação, mudanças de comportamentos, uso da comunicação gestual, independência em algumas situações, desenvolvimento da atenção, concentração, focalização no olhar. Atualmente são capazes de se alimentarem sozinhos adequando-se as regras do refeitório, conquistaram semi-independência para troca de roupa e uso do banheiro (deixando as fraldas). Tem maior aceitação às mudanças de rotina e participam das atividades coletivas sem crises.Na área pedagógica, estão iniciando com jogos pedagógicos, atividades em pequenos grupos, recorte, colagem.Em psicomotricidade, estão desenvolvendo o esquema corporal, a lateralidade, equilíbrio e tonicidade.Merece destaque o trabalho realizado com as famílias, com encontros quinzenais para acolhimento, orientações e apoio. Estamos obtendo grandes conquistas com alunos a partir da implantação do Grupo de Apoio e Orientação aos pais e/ou cuidadores dos Portadores de Comportamentos Autísticos.Nossa equipe se torna cada dia mais especial, sentimos a responsabilidade e tamanha grandeza por cursar esta trajetória, cuja história vamos construindo juntos: alunos, famílias e profissionais.
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